Benefício
UFPel fará cadastros para o Passe Livre
Universidade passará a realizar o cadastro já no segundo semestre deste ano
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) passará a realizar o cadastro do Passe Livre Estudantil na Zona Sul já para o segundo semestre deste ano. A assinatura do ato de cooperação entre a Universidade e o Governo do Estado foi assinado nesta quarta-feira (23), em Porto Alegre.
O cadastro dos estudantes será realizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), que, na próxima semana, passará por capacitação para realizar o trabalho. Atualmente, o cadastro é feito a distância, pela União Estadual de Estudantes. A expectativa do pró-reitor de assuntos estudantis, Mário Azevedo Júnior, é que, com o cadastro sendo feito diretamente na UFPel, o número de estudantes beneficiados passe dos atuais 400 para mais de mil.
Cidades
O sistema na Zona Sul atende, no caso da UFPel, a estudantes que tenham que se deslocar entre Pelotas, Capão do Leão, Rio Grande e São José do Norte, para funções de atividades acadêmicas na Universidade. Segundo a pró-reitoria, a ideia é iniciar o cadastro assim que o processo de matrículas para o segundo semestre de 2017 for concluído, para o aluno dispor do comprovante de matrícula para solicitar o benefício.
A abertura do processo de cadastro na UFPel, e todas as informações necessárias, serão divulgadas assim que ocorrerem as definições.
Cooperação
O documento de cooperação firmado com a Superintendência da Metroplan, assinado no Palácio Piratini, estabelece a mútua colaboração para coleta de documentação exigida com a Universidade Federal de Rio Grande (Furg), UFPel e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Rio Grande, para inserção de alunos no Sistema de Cadastro Online Simet.
Solicitações
A lei é 25 de setembro de 2013 e estabelece que os estudantes cadastrados que se enquadram nos critérios, renda per capita de 1,5 salário-mínimo e que residem em uma cidade e estudam em outra, tenham direito a dois passes livres estudantis para utilização em dias de aula, e em trechos pré-definidos no cadastro e que contemplem o percurso: município de origem (cidade onde mora) e município de destino (cidade onde estuda).
Com informações da Assessoria de Comunicação da Universidade Federal de Pelotas.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário